150 ANOS DE SANTOS DUMONT

FAB participa de cerimônia em homenagem a Santos Dumont na ALMG

Sessão solene foi dedicada ao aniversário do Patrono da Aeronáutica Brasileira
Publicada em: 07/07/2023 10:00
Imprimir
Fonte: EPCAR e CIAAR
Edição: Agência Força Aérea

Uma cerimônia especial dedicada aos 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont foi realizada, no dia 03/07, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O evento foi presidido pelo Deputado Coronel Carlos Henrique Coelho dos Santos, representando o Presidente da ALMG, Deputado Tadeu Martins Leite. O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, foi representado pelo Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça.

O Deputado Coronel Henrique destacou a importância de reviver e cultuar a memória do herói homenageado, realizando a leitura da mensagem oficial do Presidente da Assembleia alusiva à consagração. “Este grande mineiro, de espírito audaz e empreendedor, mesmo depois de um século e meio do seu nascimento, continua a inspirar pessoas de todo o mundo. E sabemos que o seu legado abrange não só belas palavras, mas também inúmeros feitos extraordinários nos campos da ciência, da engenharia e da aeronáutica. Em nome do parlamento mineiro, nos 150 anos do nascimento desse genial criador e grande humanista, prestamos esta sincera homenagem à memória de Alberto Santos Dumont, motivo de orgulho e inspiração para todos os mineiros”, finalizou.

Em seu discurso, o Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Daniel, destacou o orgulho que Santos Dumont, por meio de sua vida, suas obras e seus valores, deixou para todo o povo brasileiro, sendo ele um dos mais ilustres filhos do estado mineiro. “Santos Dumont foi um dileto brasileiro, um gênio do seu tempo, dotado de um QI muito acima da média e com uma visão que o diferenciava e o diferencia até hoje. O sonho de Santos Dumont ainda se faz presente. Nós temos uma Força Aérea que mantém a soberania do espaço aéreo brasileiro e que não existiria se não fosse o Pai da Aviação. A vida e as obras do Patrono da Aeronáutica Brasileira são de conhecimento mundial, mas gostaria de destacar valores como patriotismo, profissionalismo, comprometimento, determinação, integridade, resiliência e, talvez, o principal motivador: o sonho. Que possamos nos inspirar nesse legado para construirmos um país maior, melhor e muito mais digno como todos nós sonhamos e desejamos”, disse.

Também estiveram presentes o Chefe da Divisão de Ensino do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), Coronel Aviador Eric Portilho Bentes, representando o Comandante do CIAAR, Brigadeiro do Ar José Henrique Kaipper, e o Presidente da Fundação Casa Cabangu, Sandro Vilela Damasceno, além de autoridades estaduais, da cidade de Santos Dumont (MG), e integrantes do efetivo da FAB.

No encerramento do evento, houve o canto do Hino Nacional Brasileiro e entrega de uma placa comemorativa ao Presidente da Fundação Casa Cabangu. Os presentes assistiram ainda à apresentação musical do cantor natural do município de Santos Dumont, Fabrício Andrade, que interpretou a música “O sonho de voar”, de sua autoria e de Chafic Lays, que homenageia o Pai da Aviação e sua cidade natal.

Fotos: EPCAR e CIAAR

TEXTO: Tenentes Lorena e Felipe / CIAAR; e Sargento Júlio Fonseca / EPCAR

imagens/original/45797/ALMG.jpg
imagens/original/45797/IMG_20230704_WA0060.jpg
imagens/original/45797/IMG_20230704_WA0067.jpg